segunda-feira, 31 de março de 2014

Wi-Fi não funciona? Veja possíveis causas e soluções para o problema

Não é possível detectar exatamente a causa dos problemas a distância. Entretanto, há alguns procedimentos padrão que podem resolver o problema. Veja as cinco causas mais comuns, de acordo com os principais fabricantes de sistemas, computadores e roteadores. E aprenda também a resolver as falhas.

1. Botão de Wi-Fi
Atualmente, quase todo notebook possui um botão que liga e desliga a conexão Wi-Fi. Pode ser uma tecla como F2, F5, F12 ou mesmo um comutador dedicado (isso varia de acordo com a marca e o modelo do computador). Esse botão, normalmente, é indicado por uma antena em funcionamento (como na imagem). Procure onde habilitar o Wi-Fi do computador e certifique-se de que ele esteja ativado.


Quase todo notebook possui um botão que liga e desliga a conexão Wi-Fi

2. Distância
Com o notebook mais perto do roteador, o sinal estará mais forte e melhor. Se estiver longe, a conexão fica fraca e, às vezes, não consegue captar o sinal. Caso haja muitas paredes entre os eletrônicos, isso também pode comprometer a conexão. Experimente colocar seu notebook o mais próximo possível do aparelho.

3. Windows
Algum conflito do próprio Windows pode ser o motivo de sua rede móvel estar inoperante. Para descobrir se esse é o problema (e resolvê-lo), clique no símbolo de Wi-Fi, ao lado do relógio, na barra inferior do sistema.

O próprio Windows tem uma ferramenta de diagnóstico de problemas de rede

Selecione "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento". Na nova tela, clique em "Solucionar Problemas". O próprio Windows mostrará as causas e as soluções para ter sua rede operando novamente. Basta seguir as instruções do sistema.

4. Roteador
O seu roteador pode estar desligado ou funcionando de forma incorreta. Verifique se a luz de sinal sem fio no aparelho está acesa e piscando (o símbolo é semelhante ao do botão Wi-Fi, mencionado acima). Se não estiver, desconecte o roteador, espere no mínimo dez segundos e depois conecte-o novamente.

Caso a rede não retorne, uma boa ideia pode ser resetar o aparelho. Isso apagará os dados do equipamento e você terá de configurá-lo depois, com sua senha, login e endereço de IP. O manual do usuário pode ajudar nesse processo, mas ele não é muito simples: por isso, desaconselhado para pessoas com conhecimentos básicos.

Para fazer o "reset", faça o seguinte. Em algum lugar na estrutura (normalmente, na parte de trás), há uma pequena abertura (provavelmente com a inscrição "reset"). Pressione por 15 segundos o botão com algum utensílio fino (uma ponta de clip, por exemplo). Depois, reconfigure.


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